Água em seu sistema de ar comprimido?
Isso acontece em quase todos os lugares, mas pode ter sérias consequências para o seu sistema de ar comprimido e para a qualidade do produto final. Causas de água no sistema de ar comprimido quando o ar é comprimido, ocorre condensação.
Os seguintes fatores determinam a quantidade de água:
- Condições de entrada
- Qualidade do ar ambiente
- Pressão
O teor de umidade é maior no ar quente e úmido, o que significa que mais água sai do compressor. O ar comprimido contém menos água quando a pressão é maior e mais fácil de secar. Pense em uma esponja embebida em água; quanto mais é espremida, menos água ela contém.
Por que adicionar um secador de ar ao seu sistema de ar comprimido?
- A água em um sistema de ar comprimido frequentemente causa corrosão, o que leva à formação de ferrugem no sistema de ar comprimido. Essas partículas de ferrugem serão liberadas e transportadas pelo sistema de ar comprimido. Corrosão de instrumentos operados a ar ou gás, fornecendo valores medidos incorretos, causando interrupções ou desligamentos dos processos do sistema.
- Causa de desgaste da parte interna da linha de ar comprimido, levando a furos e, portanto, a vazamentos de ar, resultando em queda de pressão. Isso significa perda de energia e dinheiro.
- Isso pode resultar em danos ou falhas das ferramentas de ar comprimido e pode causar contaminação dos produtos processados. A água livre ou umidade em um sistema de ar comprimido pode sustentar o crescimento de bactérias ou a umidade pode ser absorvida pelo produto processado, levando a desvios de qualidade e deterioração do produto. Por exemplo: pode afetar adversamente a cor, a aderência e o acabamento superficial da pintura aplicada com ar comprimido. Isso pode levar à rejeição de seu produto e afetar sua lucratividade.
Como um secador de ar funciona?
Os secadores de ar removem a umidade do ar.
Cada sistema secador- secador por adsorção, secador por refrigeração, e secador de membrana, usa sua própria técnica.
A medição do ar comprimido seco após o processamento é conhecida como “ponto de orvalho”. Quanto menor a temperatura do ponto de orvalho, menor a quantidade de vapor de água no ar. Ponto de orvalho significa a temperatura real em que a condensação começa. Por exemplo, se o ponto de orvalho for -40 C°, isso significa que a condensação só começa se a temperatura do ar comprimido cair para -40 C°.
Tipos de secadores de ar
Conheça a nossa linha completa de secadores de ar comprimido:
- Secadores de ar de material dessecante
– Secadores de ar de material dessecante de torre gêmea: secadores sem calor, secadores de ar com purga de soprador, secadores de purga zero de soprador, secadores por calor de compressão, secadores de purga aquecida
– Secadores de tambor rotativo
- Secadores de ar por refrigeração (também conhecidos como refrigerantes)
- Secadores de ar por membrana
Linha de secadores de ar por refrigeração
A eficiência energética dos secadores de ar comprimido por refrigeração
A eficiência energética depende da queda de pressão interna e da energia elétrica consumida pelo secador.
Mantendo a queda de pressão o mais baixa possível
A perda de carga interna é a diferença entre a pressão do ar comprimido na entrada do secador e no tubo de saída.
Quanto menor a perda de carga interna do secador por refrigeração, menor será a pressão que você precisa alcançar com o compressor de ar, e menos energia o compressor consome.
Nossos secadores por refrigeração são projetados para minimizar a perda de carga e, portanto, têm o menor consumo de energia.
Tecnologias de sistema de refrigeração que economizam energia
Maximize sua economia de energia a partir do primeiro minuto de operação com
- Os secadores por refrigeração com acionamento de velocidade variável
O fluxo de ar comprimido varia dependendo da hora do dia, da semana ou mesmo do mês, e as temperaturas de trabalho podem variar. A tecnologia VSD permite adaptar-se às flutuações e poupar energia em caso de carga parcial ou alteração das condições de trabalho. - Componentes projetados para eficiência
- Sistema de monitoramento e controle
Como um secador de ar por refrigeração funciona?
Os secadores por refrigeração são os mais comumente usados na indústria e consistem em um trocador de calor ar-ar e um trocador de calor ar-refrigerante. Os trocadores de calor removem a umidade do ar comprimido por condensação de água interna. Isso é essencial para proteger os sistemas de ar comprimido e todos os equipamentos alimentados por ar comprimido contra os efeitos nocivos da umidade.
O critério mais importante é manter a umidade relativa do ar comprimido abaixo de 50%.
Estão disponíveis secadores por refrigeração resfriados a ar e a água. Basicamente, os secadores resfriam o ar úmido quente proveniente do compressor. Quando a temperatura do ar comprimido diminui, a umidade condensa e é drenada do ar comprimido com a ajuda de um separador de água de alta eficiência.
Depois disso, o ar comprimido é reaquecido até se aproximar da temperatura ambiente, de modo que não se forme condensação na parte externa do sistema de tubulação. Essa troca de calor entre o ar comprimido de entrada e o ar comprimido de saída também reduz a temperatura do ar comprimido de entrada e, como tal, reduz a capacidade de resfriamento necessária do circuito de refrigeração.